Nosso #tbt relembra a confraternização entre velejadores e associados do RGYC para recepcionar o velejador Breno Caldas. O Comandante atracou o seu veleiro ‘Aventura’ no trapiche do Yacht, onde era aguardado ansiosamente. Na foto, muitos nomes conhecidos junto a Breno. O momento ocorreu no Hangar de Monotipos, atrás do Yacht Café, por volta de 1970. Breno é o número 6 (seis), na foto.
.
O veleiro ‘Aventura’ é um projeto de muito sucesso do famoso escritório naval norte americano Sparkman & Stephens. É o desenho 1054, conhecido por Finisterre (nome do primeiro barco construído), um yawl centerboard de 38′ 8″ (um 12 m). Foi construído em Porto Alegre entre 1955 e 1957 pelo competente engenheiro naval alemão Robert Funk, todo em madeira (como Cedro Rosa e Cabreúva), inclusive os mastros. Foi construído exclusivamente para o navegador Breno Caldas.
.
Breno Alcaraz Caldas foi um jornalista brasileiro. Assumiu a direção da Companhia Jornalística Caldas Júnior em 18 de dezembro de 1935, nela permanecendo por mais de cinquenta anos, até a sua venda em 1989. Era filho do fundador Caldas Júnior, que faleceu prematuramente. Breno faleceu em 1989.
.
É interessante ressaltar que esse #tbt possui algumas informações do Blog http://veleirotingua.blogspot.com/…/conheca-o-aventura….
.
As publicações #tbt do Yacht objetivam relembrar momentos marcantes da nossa história.
.