O velejador e vice-comodoro de Vela do RGYC, Fabian Saavedra (Castilha), também participou do Rally dos Sertões de Kitesurf que o ocorreu entre 8 e 14 de outubro, com percurso de 500 quilômetros partindo de São Miguel do Gostoso (RN) à Prea.
.
Castilha foi escolhido para atuar na equipe de apoio e desempenhava a função como Jet Man – apoio de Jet Ski aos kitesurfistas. Assim, era responsável pelo primeiro checkpoint do dia – primeiro local onde os velejadores deviam realizar a checagem a fim de comprovar que estavam no percurso correto. Os Jet Mans também colocam os pontos de referencia para a passagem dos participantes assim como os checkpoints e auxiliam os velejadores a retornarem a terra, por cansaço ou algum acidente.
.
De acordo com Fabian Saavedra que acompanhava a categoria Elite, a equipe de apoio tinha muita responsabilidade “ É como se fosse um rally por dentro d’água a favor do vento. A média de cada largada era de 100 quilômetros em cada dia de evento. E em todos esses percursos existiam checkpoints” explica.
.
Fabian está entre os três velejadores do Rio Grande do Sul selecionado a trabalhar no evento por sua experiência no Kitesurf e competência no mar.