Henrique Horn Ilha, velejador do Rio Grande Yacht Club (RGYC) estará representando o Clube no Championnat du Monde Soling (Campeonato Mundial de Soling), em La Baule, França. O evento ocorre de 21 a 27 de setembro, no Yacht club de La Baule. Henrique é o 8º lugar da Classe Soling no Mundo.

O velejador irá correr o Campeonato com seu irmão Pedro Ilha e também com um amigo argentino Rodolfo Galloni, que é radicado na Alemanha.” Vamos buscar o barco que aluguei em Rotterdam (Holanda). Já estamos levando as velas e a tripulação irá realizar as medições necessárias”. Henrique também explica que mais de quarenta barcos de vários países estão inscritos no evento. ” Os grandes nomes da Classe, os atuais campeões mundiais como o argentino Gustavo Warburg e o vice campeão mundial Nelson Ilha, meu irmão, e o canadense Peter Hall também estão confirmados” completa.

Ilha afirma que a expectativa é muito boa.” Neste domingo ocorre a regata de abertura. Na segunda é para valer. Está marcando ventos fortes a parte francesa voltada para o Oceano Atlântico.Até 30 nós terá regata”. O velejador afirma que está muito honrado em representar o RGYC nesse Mundial .

Henrique leva a flâmula do RGYC em todos os mundiais que participa. No mundial de Soling dos Estados Unidos o velejador conquistou o 12º, no Canadá 11º,na Holanda em 2017, o 11º. O último Campeonato Mundial de Soling ocorreu na Argentina e Henrique Ilha estava com uma tripulação húngara quando conquistaram a 8ª posição no mundial.

O RGYC deseja bons ventos a esse nobre velejador.