A ‘Noite das Velas’, em comemoração aos 85 anos do Rio Grande Yacht Club (RGYC), foi marcada pelo reencontro daqueles que impulsionaram o amor à Vela e ao esporte em Rio Grande nos últimos anos.
A emoção misturada com alegria e nostalgia eram sentidas em cada olhar e em cada abraço dos que fizeram parte dessa trajetória. Sócios e amigos do Clube prestigiaram o evento que ocorreu na noite do último sábado, 13/07, na Sede do Clube.
.
Homenagem
.
Os Comandantes do RGYC, nesses últimos anos, foram lembrados e agraciados com um quadro emoldurando a Flâmula do Clube. O agradecimento a esses homens e suas famílias pelo trabalho e dedicação ao Clube e ao esporte, em nome de tantos outros que construíram sua história, foi realizado pelo atual Comodoro, Paulo C. Gonçalves, junto aos vice- Comodoros, Mauricio Teixeira dos Santos, Jorge Endo, Luiz Alencar da Silva Moraes e Alberto Gonçalves.

Os homenageados foram os Comodoros presentes: Paulo Sergio Gonçalves (1968 à 1970),
Luiz Antônio Casariego (1971 à 1973),
Vilmar Rivoire (1983 à 1986),
Vidal Aureo Mendonça (1988 à 1990),
Paulo Roberto T. Bertinetti (1996 à 1998),
Cleber Costa Ferreira (1998 à 2000),
Richard John R. Granthan (2000 à 2002),
Carlos Augusto M. Vieira Da Fonseca (2006 à 2008) e Sergio Rocha Paixão Côrtes (2012 à 2014).

De acordo com o atual presidente do Conselho Deliberativo do Clube e Comodoro nos anos de 1996 a 1998, Paulo Roberto T. Bertinetti, o Yacht está ancorado na tradição do esporte a Vela. Momentos como esse objetivam relembrar as boas memórias pois todas nos trazem a hoje, são momentos que se somam ao longo do tempo.
” Lembro ainda da Festa dos 50 anos do Clube em 1984 em que não pudemos comemorar já que a água tinha tomado conta do Yacht. E a atual Sede foi construída com altura suficiente a fim de eliminar esse possível problema que poderia ocorrer nos próximos anos” relembrou Bertinetti.
.
Outro homenageado foi o velejador Henrique Horn Ilha, por levar a bandeira do RGYC em diversos eventos ligados à Vela, tanto nacionais como internacionais.

.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem e agradecimento à Sra. Selma Fernandes, carinhosamente chamada de “Tia Selma”, por varias gerações de velejadores que levarão para sempre sua atenção, cuidados e orientações no esporte e no convívio do RGYC.

.

A ‘Noite das Velas’ foi organizada por Milene Sahagoff. A decoração de autoria de Tota Sá Rivoire e Angela Christello. Já o banquete foi realizado pelo Cheff Eduardo Geri.

.
O evento também contou com animação de Paula Chaves e Thiago De Boer (Voz e Violão) e os DJ’s Diego Arocha e Thiago Gambetá.

.