O Rio Grande Yacht Club (RGYC) cumprimenta a Marinha do Brasil pelo 156º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, celebrado nesta sexta-feira,11.
.
Para o comodoro, Richard Grantham, a bravura e a garra de nossos heróis durante a Batalha repercutem na vida de cada cidadão brasileiro até hoje. “ O papel dos militares é de fundamental importância para a manutenção da ordem e da democracia brasileira. Os marinheiros de ontem deixaram a história e o exemplo para a nossa nação”.
👉Batalha Naval do Riachuelo
.
A Batalha do Riachuelo foi um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai. Aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).
Esta batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria muito controlar os rios da bacia do Prata, pois significava uma saída para o Oceano Atlântico, ou seja, uma via de transporte de pessoas e mercadorias.
Na fase inicial da guerra, o Paraguai já havia feito importantes conquistas militares, ocupando regiões da Argentina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Se saíssem vencedores da Batalha do Riachuelo, iriam controlar os rios Paraná e Paraguai e dar um importante passo na conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Desta forma, poderiam fazer comércio com outros países e até receber armas da Europa.
👉Vitória brasileira na Batalha do Riachuelo
.
A estratégia paraguaia era boa. Aproveitariam o nevoeiro intenso da madrugada para atacar os navios de guerra brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou um problema e fez com que todos outros chegassem atrasados (9h da manhã) para o ataque, num momento que o nevoeiro já havia passado. Com boas condições climáticas e visuais, as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nesta importante e estratégica batalha.(Fonte: História do Brasil.net)
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Batalha fo RIACH HUELO 1DE JUNHO MARINHA DO BRASIL RIO GRANDE YACHT CLUB"