Remexendo um pouco na história, lembramos que, no dia 09 de junho de 1934, o Sr. Carlos Alberto Cuello – então proprietário do veleiro esportivo Gaivota – e seu amigo Sr. Theobaldo Hannes – dono do veleiro Rheinland, por ele mesmo construído – decidiam organizar um clube de vela, ao qual denominariam de Rio Grande Yacht Club (RGYC). Desde então, e durante estes últimos 87 anos, o RGYC vem sendo construído por todos seus sócios e por todos aqueles que, durante este período, foram ombreando os ideais dos seus fundadores, que eram o de aglutinar os amantes da vela e fomentar a prática de esportes náuticos de um modo geral.
.
Cumprindo com os ideais de seus fundadores, ao longo de sua história o RGYC formou muitos velejadores e, dentre estes, vários campeões de vela. Esta tem sido e continuará sendo uma missão inegociável de nosso clube.
.
Hoje somos um clube que é conhecido não só em Rio Grande, mas em várias partes do mundo, por centenas de velejadores que aqui já estiveram nos visitando e que tiveram a oportunidade de experimentar nossa hospitalidade e nosso prazer em receber muito bem a todos os velejadores que aqui aportam.
.
Além das atividades de vela, o nosso Clube conta com ambientes saudáveis de lazer e com a prática de outros esportes, o que contribui para unir cada vez mais os associados às delicias do mar e proporcionar convivência com a natureza.
.
Tudo que aconteceu ao longo destes 87 anos não seria possível sem a presença e participação dos sócios e nem sem o incontestável apoio também de grandes beneméritos, pessoas físicas e jurídicas, que, desinteressadamente, sempre ajudaram o nosso clube, quando preciso, em suas necessidades mais prementes. A estes, temos muito a agradecer.
.
Queremos agradecer também a todos os abnegados funcionários que passaram em nosso Clube nestes anos, ou estão ainda presentes, nunca esmorecendo em suas tarefas do dia a dia, para que o associado pudesse se sentir confortável e bem acolhido em todos os ambientes.
.
Fazemos uma homenagem e um agradecimento em especial aos nossos antigos funcionários e amigos Clarimundo (Boy) Monteiro e Arlindo, que dedicaram suas vidas ao Rio Grande Yacht Club.
.
Finalmente, um agradecimento a todas as Comodorias que, nestes 87 anos, venceram desafios e conseguiram construir o Rio Grande Yacht Club de hoje.
.
Richard J.R. Grantham
Comodoro