Comandante👨🏻‍✈️
Antes de sair da doca do Rio Grande Yacht Club (RGYC) para velejar ⛵️ verifique se tomou todas as providências. Fizemos um checklist para auxilia-lo neste momento.
👉Verifique:
☑️Previsão do tempo:
Além da consulta da previsão da Marinha, no site http://www.marinha.mil.br/…/dados-do…/previsao-24-horas, há várias maneiras de saber como os ventos e as ondas irão se comportar na sua região, tanto pela Internet (como nos sites Surfguru e Windguru) quanto por meio de aplicativos (como o Boletim ao Mar).
.
☑️Documentação do barco e Habilitação do Condutor:
Leve a bordo a sua carteira de habilitação aquática, o Título de Inscrição (TIE) e o Termo de Responsabilidade do barco (embarcações de 12 m de comprimento ou menores não precisam apresentar este termo);
☑️Plano de Navegação e Carta Náutica da região:
Mesmo que conheça bastante a região onde irá navegar, confira na carta náutica os pontos por onde pretende passar e algumas alternativas na rota.
.
☑️Comunique sua saída:
Ao partir da Clube, avise para onde está indo e informe a hora prevista de retorno. Isso é muito importante!
.
☑️Fechamento dos bujões:
Alguns jets, botes e lanchas têm um bujão (ou bueira) para esgotar a água do porão, quando o barco estiver em terra. O problema é que tem gente que esquece de fechar o bujão depois e, por isso, muitas embarcações já tiveram problemas sérios ao ir para a água. Então, feche o bujão antes de sair!
.
☑️Óleo do motor e o líquido do sistema de arrefecimento :
Verificar o nível do óleo do motor e do sistema de refrigeração é uma obrigação básica de quem tem um barco.
.
☑️Bússola, GPS e rádio V.H.F:
Leve bússola ou tenha um GPS.Se tiver rádio VHF ou HF/SSB a bordo, a Licença de Estação Rádio.
.
☑️Âncoras, amarras e material de salvatagem:
O material de salvamento exigido pela Marinha deve estar em ordem, completo e dentro do prazo de validade, especialmente os extintores de incêndio e os artefatos pirotécnicos. Aproveite para conferir se a âncora e a amarra estão presas ao casco.
.
☑️Quantidade de combustível: Utilizar a regra de ida e volta + 1/3:
Certifique-se de ter gasolina ou óleo diesel para a ida e a volta, mais um terço do volume do tanque para reserva.
.
☑️Suprimento de água potável:
Não importa o que você prefere beber: leve bastante água, prevendo que seu passeio pode demorar mais que o programado. Comida, incluindo frutas, também é importante para o conforto das pessoas a bordo. Se não tiver geladeira no barco, não se esqueça de providenciar uma boa caixa térmica e gelo.
.
☑️Roupa de tempo, protetor solar e Carregador para o celular:
Levar uma lanterna e um apito, para chamar a atenção de um eventual barco em rumo de colisão além de protetor solar; repelente contra insetos; chapéus; óculos de sol; agasalhos impermeáveis e roupas para proteger dos raios solares; chinelos de borracha; máscara, respirador e nadadeiras.
.
📌Não esqueça de verificar também:
✔️Baterias
✔️Luzes de navegação
E Leve, sempre, sua caixa de ferramentas. 😉
O RGYC deseja bons ventos, Comandante!
Alcance mai